08ª rodada – Entrevista com Roberta Santos

Copywriting: o esquema tático por trás dos textos que vendem milhões
Arte: © Na cara do gol com Lucas Souza.

Copywriting: o esquema tático por trás dos textos que vendem milhões

Copywriting. Você já deve ter se deparado com esse termo — independentemente da sua área de atuação. No entanto, você sabe o que ele significa?

O que é copywriting?

A resposta é simples.

É a arte de guiar uma pessoa a um objetivo — assim como um atacante conduz a bola até o gol.

Os tão conhecidos “textos que vendem milhões”.

Contudo, é possível escrever conteúdos de forma que seu público não consiga resistir?

Sim, da mesma maneira que é possível se tornar artilheiro no futebol, é possível assumir a artilharia no universo do copywriting. ✍️

A pergunta que fica, então, é: como podemos nos tornar artilheiros e, por conseguinte, conquistar um maior número de vendas em nossos produtos? 📈

Para nos ajudar a responder a esse questionamento, convocamos uma verdadeira craque no assunto.

Olho no lance!, porque agora você vai conhecer a camisa 1⚽ e capitã da oitava rodada do .

Quem é Roberta Santos?

é Copywriter profissional, professora e criadora do método Impacta, Conecta e Converte! 🔥

Copywriting: o esquema tático por trás dos textos que vendem milhões
Arte: © Na cara do gol com Lucas Souza.

Por meio da , já ensinou mais de 2 mil alunos a tornarem-se verdadeiros atletas de alto desempenho no mundo do copywriting.

Sempre, com a missão de treiná-los na .

“Saber influenciar e persuadir alguém não é um ‘dom’, mas, sim, uma habilidade que qualquer um pode desenvolver”. — Roberta Santos.

Seu sucesso é prova disso.

Ao longo de sua carreira, Roberta Santos investiu mais de 15 mil dólares em cursos e treinamentos.

Entre eles, a tão sonhada capacitação com Tony Robbins, considerado um dos maiores especialistas em persuasão no cenário mundial.

E, hoje, aceitou entrar em campo a fim de nos ajudar a encontrar as principais respostas para o sucesso no universo do copywriting.

Como escrever textos que impactam, engajam e lucram?

Confira, na rodada de hoje, o esquema tático por trás dos textos que vendem milhões.

10 perguntas essenciais para todo Copywriter em início de carreira

Apita o árbitro. ⚽ em jogo!

Se fosse necessário resumir todo o conceito de copywriting em apenas uma única palavra, qual seria ela?

Copywriting é a arte e a ciência de escrever textos persuasivos que levam os receptores à tomada de ação imediata.

Qualquer pessoa pode se tornar um(a) grande craque no mundo do copywriting?

Sim, qualquer pessoa disposta a desenvolver a habilidade mais lucrativa da internet, pode.

Se gostar de ler e escrever tem ainda mais chances de se dar bem e ficar craque!

Onde podemos usar uma boa copy?

Em absolutamente tudo que requer uma ação imediata.

Como por exemplo: posts do Instagram, anúncios, vídeos, e-mails, páginas de captura e vendas, blogs e tudo que envolva uma comunicação estratégica, até mesmo com amigos e familiares! 😜

Quem quer se tornar um(a) artilheiro(a) do copywriting, ou seja, conquistar muitos textos de sucesso, não precisa necessariamente trabalhar em produtos próprios. É possível prestar serviço para outras pessoas ou empresas. Correto?

Correto! Foi exatamente como comecei e como a Você Ligado ainda faz: escrevemos para negócios e produtos realmente bons, que vendem em escala, todos os dias.

Além de hoje termos os nossos produtos próprios, como a , meu e outros de Marketing Digital.

Em sua visão, para marcar golaços por intermédio das estratégias de copywriting não é preciso ter um “dom”, basta dominar algumas habilidades. Quais são elas?

Acredito que são três:

🔹 Saber escrever com um raciocínio lógico do início ao fim;

🔹 Saber vender;

🔹 Conhecer técnicas e estratégias de comunicação aplicadas nos dias de hoje.

Ser um pesquisador é fundamental para ter as 3 habilidades acima.

Ler, estudar e praticar são indispensáveis!

Como medir o desempenho de uma copy?

Só tem um jeito: testando.

Não adianta definir se está boa ou não antes de ter exposto sua oferta para um público.

Colocou para vender e converteu pelo menos 1% das pessoas que foram expostas a oferta?

Então, você está no caminho certo!

Quais os elementos de uma boa copy? Como transformá-la em uma verdadeira Marta dentro de campo?

Receita para uma Copy infalível: 👇

🔹 Uma promessa crível e desejável;

🔹 Ter proposta única de valor e mecanismo único (claro e útil para a audiência);

🔹 Uma big idea emocionalmente impactante e simples de entender;

🔹 Storytelling: histórias que geram conexão;

🔹 Uma oferta irrecusável (o produto deve valer mais do que é pago pelo cliente);

🔹 Chamada para ação clara e urgente (como adquirir seu produto?).

Não tem como errar seguindo essa receita! 😜

No futebol, um jogador não acerta todos os chutes. Assim como no copywriting, não é toda copy que conquista bons resultados. Como identificar os erros para então corrigi-los?

Basta ouvir o que a audiência diz.

Fazer uma pesquisa para entender o porquê aquela copy não vendeu tão bem ajudará a mapear objeções e evitar erros futuros.

Quanto cobrar por uma copy?

É muito relativo.

Assim como cada pedreiro vai te passar um orçamento, um Copywriter também.

Você pode cobrar de 1.000 reais a 100 mil pelo mesmo tipo de trabalho, mas com profissionais de níveis de experiência e resultados diferentes.

Você pode prestar serviços pontuais, como: cartas de vendas, anúncios e posts... ou escrever um funil de vendas ou lançamento inteiro.

Tudo vai depender do seu nível de experiência e responsabilidades.

É bem democrático! :)

Para quem está começando agora, digamos, nas categorias de base do mundo do copywriting, o que é preciso para sair daqui e construir a sua primeira copy?

Acesso à internet e um celular ou computador.

O é o melhor amigo do Copywriter. Fora isso, só conhecimento e coragem.

Caso queira seguir nessa profissão, recomendo acompanhar meu e !

Será um prazer ter você no nosso time de Copywriters de sucesso! ✍️🚀

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Então, não faça firula diante do goleiro e compartilhe com a galera nas redes sociais.

Quer mais dicas sobre o tema?

Acompanhe o trabalho da Professora Roberta Santos, no e no .

Agora, a resenha é por sua conta.

Se você é Copywriter ou não, deixe a sua opinião sobre as perguntas e respostas nos comentários.️

E não esqueça de compartilhar a partida de hoje, além de acompanhar os nossos novos conteúdos no Instagram e no .

Ei, o que você achou desta rodada? Comunique-se, torcedor! ⬇